Alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, de Rio Claro/SP, lançaram, na última semana, o “Manual de sobrevivência ao 6º ano” contando sobre as vivências de sala de aulas. O projeto faz parte da culminância das aulas de Língua Portuguesa, do 6º B, que ao longo do ano trabalharam diversos gêneros literários. O manual trabalhou a escolha de um gênero texual livre, para ser trabalhado em processo de escrita e reescrita, que foi utilizado como produto final do trabalho.
De acordo com o professor Thiago Zanello, “as salas de ensino público ao redor do Brasil, são em sua grande maioria hostis, o que não é novidade, porém também podem ser lindas, maravilhosas, e portadoras das pérolas da juventude em formação, recheadas de lindos projetos e trabalhos pedagógicos fortíssimos” cita o educador.
No projeto espera-se a criação de uma cultura escolar pós pico da pandemia, onde o discente consiga dialogar com as obras estadadunidenses que falam da sobrevivência escolar famosas entre a literatura infantil como “Diário de um banana” ou “Manual de sobrevivência escolar do Ned”, mostrando a face e trazendo os discursos dos alunos, passíveis de autoanálise.
O processo de individuação aconteceu através do descobrimento artístico e do domínio do próprio discurso, e servirá de material para ser aplicado como cápsula do tempo para outros professores e alunos, tentando burlar a noção de descontinuidade pedagógica nas salas de aula. Para conferir o manual gratuitamente é só acessar o link abaixo:
https://issuu.com/proftxiago/docs/manual_de_sobreviv_ncia_ao_sexto_ano._1_
Parabéns pelo trabalho, Thiago!
CurtirCurtir
parabéns Thiago!! Mais um da família com sangue de professor 10
CurtirCurtido por 1 pessoa