
O Método CAMÕES desenvolvido nas escolas estaduais Zita de Godoy Camargo e Januário Sylvio Pezzotti, ambas de Rio Claro, foi reconhecido como umas das práticas exitosas no Seminário Regional de Boas Práticas da Diretoria de Ensino de Limeira. O evento contou com representantes das 72 escolas públicas estaduais e aconteceu no auditório da UNIP, de Limeira.
Iniciado em 2020 durante a pandemia e o isolamento social, o método une a “Técnica Freinet” e a “teoria de multiletramentos”, aliado ao conceito do “cuidado de si” de Michel Foucault para promover habilidades essenciais previstas no Currículo Paulista e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), resultando na criação de cinco estações de trabalho: Jornal do Camões, Agência de Publicidade Lima Barreto, Companhia de Teatro I-Juca Pirama, Uivantes Records e Sociedade dos Poetas Uivantes.
Nas estações, os discentes desenvolvem conteúdos e produtos multidisciplinares, com a divulgação nos sites da “Rede Camões” (que envolve outros jornais criados em outras escolas da cidade), quatro podcasts distribuídos pelo Spotify, canal no Youtube, Revista do Camões (impressa e digital) e redes sociais diversas. Além disso, os estudantes passaram a divulgar suas reflexões sobre a aprendizagem diariamente.
“O importante é mudar o paradigma da educação, da escola, e da mente dos professores para aproximar a aprendizagem de contextos sociais palatáveis aos alunos, em um ambiente tecnológico e multiplataforma” cita o criador do método, professor Antonio Archangelo.
As práticas foram selecionadas para o prêmio “Professor Transformador 2021”, os vencedores serão revelados em março de 2022.

Parabéns pelo trabalho! Gostaria muito de conhecer detalhes do método Camões!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns professor vc merece
CurtirCurtido por 1 pessoa