Na semana, nas aulas do professor Antonio Archangelo, combinamos de dividirmos, cada dia com um assunto diferente. No começo da semana falaríamos de gramática, no meio da semana literatura e no final da semana o Jornal do Camões, atualmente na sala existem dois grupos com matérias diferentes que estão sendo confeccionadas.
Esta semana no assunto da gramática, o professor começou com uma aula diferenciada, colocou todos para escrever um texto ditado por ele, com palavras formais, onde a dificuldade era grande de entender, o que colocou todos em um esforço muito grande de escrever, após isso terminamos um parágrafo e o professor ordenou para que todos rasgassem a folha.
No meu entender, ele quis tirar todos daquela zona de conforto que muitos professores colocam-nos também, porque fazer isso deu uma sensação de muito estresse e raiva, depois de ter se esforçado tanto e no final rasgar tudo aquilo que fizemos. Se pensarmos um pouco isso é o que passamos sempre na vida, nos esforçamos tanto em uma coisa que no final pode dar certo ou não , e o aprendizado é a reflexão se a gente está preparado para caso não dê certo.
No dia seguinte, estudamos trovadorismo. O professor dividiu dois grupos com a sala, onde temos que estudar sobre, e debater um grupo com outro. Cada um teria que estudar e fazer um trabalho sobre o assunto “Trovadorismo” que nada mais é do que aquelas pessoas que distraiam o rei e a rainha, com poesias musicadas de uma época antiga. Muito interessante o assunto, além dessa sugestão de montagem de trabalho escolar, pois ensina a debater tal assunto e a trabalhar em grupo, sem deixar ninguém fora, se um não souber prejudica o grupo todo, desse modo ensina a todos a trabalhar e se dedicar junto.
No dia do jornal debatemos a reta final da matéria de cada grupo, a matéria sobre a diversidade da merenda teríamos que montar um texto, fazer um vídeo e escolher a imagem da nossa matéria. Essa matéria sobre a merenda foi um assunto que estou gostando muito de fazer parte, porque vejo que realmente estamos fazendo uma mudança muito importante para todos na escola e saber disso inspira ainda mais a descobrir o que se acontece fora dos nossos olhares. O foco e não ficarmos quietos e deixar acontecer muitas coisas erradas nas custas de nosso dinheiro.