Nem Sempre o Tempo é Sinônimo de Qualidade

Cautela! Não é porque tu faz algo há mais de vinte anos que tu faz bem! Qualidade, não quantidade. Em vários campos do mercado de trabalho vemos comentários do tipo: “Pode deixar comigo, não se preocupe; eu faço isso há mais de trinta anos”. É preciso tomar cuidado em achar que o tempo é sinônimo de qualidade.

Até mesmo na vida, não é, necessariamente, porque certa pessoa é mais velha que outra em uma empresa, por exemplo, que ela saiba lidar bem com tudo. As pessoas cansam; mesmo se a pessoa gosta do que faz, ela tem o direito de se sentir cansada, afinal, passamos por percalços durante a vida, que podem nos fazer ter um outro olhar sobre aquilo que gostávamos.

Há pessoas que pensam já ter vivido de todas as experiências por conta da idade, pensam ser o sábio chinês conselheiro dos mais novos, que indica o caminho a se seguir e que reza um Pai Nosso todas as manhãs, e por isso se acha santo. Enquanto na verdade não é bem assim. É claro que o tempo nos ensina muito, o tempo é realmente muito valoroso; mas para quem o sabe usar, para quem usa o tempo a seu favor, indo atrás e fazendo acontecer, para aqueles que sabem que não sabem tudo.

Ao mesmo passo que nos ensina, o tempo pode nos dilacerar, tu não concordas? Trinta anos numa empresa e tu acha que a pessoa faz as coisas com o mesmo ânimo que na primeira semana? Não é à toa que as empresas trocam funcionários antigos por novos, fazem uma renovada, com funcionários de pensamentos mais jovens e menos cansados.

Eu repito que nem sempre o tempo é sinônimo de qualidade. O tempo pode nos ensinar, mas também pode nos dilacerar, ou até mesmo os dois juntos! Portanto, é preciso que se reinvente, que possamos aprender coisas novas e o mais importante, saber que não sabemos.

*Sabinadas é escrita por Kauhan Sabino, poeta e idealizador do Jornal Quincas Borba da escola Marciano de Toledo Piza, participante da Rede Camões desde 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close