Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Mulheres na Ciência

Desde muito tempo vemos os melhores cargos sendo atuados, majoritariamente, por homens e as mulheres sempre com o serviço doméstico. Esse pré-conceito vem sendo levado de geração para geração, de pai para filho (Observe que esse preconceito não é passado de mãe pra filha, não é mesmo?).

E por que essa falta da mulher nos cargos? Será mesmo que é por falta de interesse das mulheres ou na verdade são a opressão que elas recebem dos homens? Bem… eu vou responder essa pergunta fazendo outra pergunta: Quem foi que, de fato, matou Marielle Franco? A mando de quem? Por quê? Casos como o de Marielle Franco vemos todos os dias, não somente em cargos políticos. Feminicídio… Machismo… “Autoritarismo”… Preconceitos…

Mas em contrapartida a isso vemos casos brilhantes de mulheres que se superaram para alcançar as coisas que alcançaram. Mas tu achas que foi fácil para ela? Obviamente não! Tu achas que não teve ninguém para atrapalhar suas jornadas? É óbvio que houve seres humanos tentando derrubar essas mulheres que estavam superando grandes coisas.

Vamos falar da área da ciência, qual o primeiro nome de uma grande figura que se destacou nessa área? Albert Einstein… Isaac Newton… Stephen Hawking… Somente homens?

Teve também várias mulheres que se destacaram na área da ciência. Marie Curie é o primeiro caso que posso citar, a física superou paradigmas e fez várias descobertas de elementos na radioatividade; Patricia Bath, na oftalmologia; Vera Rubin, na astronomia; Katherine Johnson, na matemática; Rosalind Franklin, na química… e muitas outra, independente da área.

Esse preconceito de que mulher não deve atuar em “cargo de homem” deve ser combatido para cessar com isso. Felizmente eu vejo que mais mulheres tem entrado nos cargos onde majoritariamente era atuados por homens, mas ainda assim há muito que melhorar, empregando educação na causa.

*Sabinadas é escrita por Kauhan Sabino, poeta e idealizador do Jornal Quincas Borba da escola Marciano de Toledo Piza, participante da Rede Camões desde 2020.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close