Muito se fala das fontes renováveis de energia, que são cem por cento limpas. Será? Será que realmente são cem por cento limpas? Vejamos: citando exemplo nas hidrelétricas, aparentemente algo que não causa danos ao meio ambiente, porém tens que observar como foi implantado essa hidrelétrica, que demanda um grande espaço.
Quantas famílias tiveram que abandonar seus lares? Ou então, quantas espécies de animais e plantas foram devastadas por isso? Eu insisto em dizer a causa disso tudo: o antropocentrismo.
Portanto, seria errado afirmar que esse tipo de energia é cem por cento limpa. Na energia solar também temos casos parecidos; observamos na produção das placas solares que, além de todo o material usado, tem-se a liberação de gás carbônico na atmosfera.
E o ser humano? Será que o ser humano nasce puro? Bem… Rousseau disse que o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe. Será? Bem… talvez isso não se aplique a todos os casos.
Eu acredito que o ser humano se constrói; como que se ao nascer, no estado de natureza, fosse dado a ele um papel em branco, que ele deve escrever sua vida, seu trajeto. A partir de seus princípios, de seus valores, cabe a ele moldar a sua essência, moldar o seu próprio ser. Mas Rousseau também dizia que para conhecer os homens, é preciso vê-los agir.
Neste parágrafo anterior, citei o estado de natureza, é válido dizer que três grandes nomes deram diferentes significados para isso. O filósofo Thomas Hobbes dizia que se trata de um estado que conflito entre todos, já que, segundo ele, o homem é o lobo do homem; para John Locke, o homem tinha tendência a uma vida pacífica, com direito à liberdade e igualdade; já para Rousseau, o estado de natureza é um estado em que o ser humano nasce bom, puro, e que a sociedade o corrompe.
Para encerrar, quero trazer um estudo científico que diz que somos todos afrodescendentes; e isso por que? Vejamos: há cerca de 200 mil anos, numa parte da África onde atualmente fica a Etiópia, tem-se o registro que foi lá que surgiu o Homo Sapiens. Os estudos científicos mostram que toda a humanidade atual é descendente desses primeiros povos da raça humana. Bem… diante de estudos científicos fica difícil afirmar que alguém seja 100% europeu, não é mesmo?
*Sabinadas é estrito por Kauhan Sabino, poeta e idealizador do Jornal Quincas Borba, da escola Marciano de Toledo Piza, colunista e participante do Jornal do Camões desde 2020.
grandes pensamentos, boas citações, Parabéns.
CurtirCurtido por 2 pessoas
top!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Coloca uma foto no seu perfil, se puder…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Texto bem interessante, mandou bem parabéns!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Muito bom, parabéns.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obg!
CurtirCurtido por 1 pessoa
texto super interessante e muito bem elaborado!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obg!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Texto bem interessante, mandou bem parabéns!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ótimo texto reflexivo e ótimos exemplos dados! Concordo com os questionamentos e acredito nos resultados do estudo, de que todos somos afrodescendentes, pois, parando para pensar, somos todos irmãos ou parentes, já que, acredito que os homo sapiens não surgiram em enorme quantidade e divididos corretamente e geograficamente no nosso sistema de divisão de terras, e que para procriarem teria que ser entre eles mesmos, e que a partir disso que viria uma maior quantidade da nossa especie, que começou a se deslocar, para outros lugares, atras de melhores condiçoes de sobrevivencia, e se instalando em diferentes regiões, que por conta do clima e ambiente o corpo sofreu adaptações. Mas também pode ter ocorrido de variadas formas diferentes ksjdksjkf mas acredito realmente que não há como um europeu ser 100% europeu kjdskfjk Isso é apenas uma reflexão minha com base este estudo, mas sem pesquisas a fundo ksks Parabens pelo texto, me fez realmente refletir sobre! ksdjksjd 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas