Alunos da rede pública registram ano pandêmico e renovam esperança em livro “Abrigo Limitado”

A escrita colaborativo em tempo de pandemia na escola pública registrou mais uma vitória. Na terça-feira (25), três alunos da rede pública lançaram o livro “Abrigo Limitado.

Na história escrita a seis mãos, os autores relatam como estão vivendo durante a pandemia de COVID-19 e prosseguem dizendo que a única salvação da humanidade está na ciência e no conhecimento.

Uma das autoras do livro, Kemely Vanzo conversou com o CAMÕES e sinalizou que: “O companheirismo dos personagens é a esperança. A esperança é algo que no ano de 2020 e 2021 é extremamente importante.”

Kauhan Sabino conta que “no ano de 2020, eu comecei a escrever Abrigo Limitado, fiz os quatro capítulos primeiros, mas não tive tempo para continuar; achei um desperdício deixar uma obra parada, aí resolvi passar para meus dois amigos escrever. O livro foi ficando cada vez melhor, me surpreendia cada vez que ia revisar um capítulo. Pude ver e sentir o sentimento em cada capítulo que eu lia. E no meio disso eu idealizei o projeto de Escrita Colaborativa, do qual já estou criando mais um nesse ano de 2021” disse.

O lançamento de Abrigo Limitado, escrito por Kauhan Sabino, Kemely Vanzo e Guilherme Mauerberg, durante um projeto de escrita colaborativa em 2020, foi publicado e está disponível para a compra em: https://clubedeautores.com.br/livro/abrigo-limitado.

Como surgiu?


Abrigo Limitado foi escrito por Kemely Vanzo, Guilherme Mauerberg e Kauhan Sabino num projeto de escrita colaborativa no ano de 2020. Em plena pandemia de COVID-19, Sabino organizou o projeto a distância
com seus amigos estudantes com o objetivo de promover a escrita mesmo em tempos difíceis e principalmente em jovens. Escrito entre setembro e dezembro de 2020, o livro foi revisado em 2021 e publicado. Proporcionando aos participantes a conclusão de uma obra literária de suas autorias, o projeto foi concluído com sucesso e com uma benevolente satisfação. Kemely e Kauhan, durante a criação do livro, eram residentes de Rio Claro-SP, da EE Prof. Januário Sylvio Pezzotti, e Guilherme, residente de São Paulo, capital de SP, da escola EMEF Plínio Ayrosa. A presente obra, como já citado, tem por objetivo a promoção da escrita e da leitura nacional brasileira. Deixando seus legados, os estudantes escritores, por meio deste livro, deixam saudosas e eternas lembranças ao mundo.

Sinopse

Portas trancadas, janelas fechadas, medo, insegurança, incerteza, desesperança e ansiedade. Esse é o contexto de que posso falar sobre as pessoas autoras desse livro. Elas estão vivendo a pandemia do novo Corona Vírus e o texto delas também toca no tema do apocalipse ou da crise mundial. Dito de outro modo, as pessoas autoras, três estudantes profundamente afetados em seus contextos (seja âmbito pessoal e acadêmico) pelo confinamento e a incerteza – decidem se unir e escrever um texto cujo tema é justamente o cenário apocalíptico de seres de outra galáxia ou dimensão temporal que invadem a terra e zumbificam os seres humanos, sobrando aos sobreviventes o confinamento.

A salvação dos personagens da história, tal como a nossa salvação do lado de fora do livro, está na ciência, no conhecimento. Neste exato momento milhões de pessoas estão sendo vacinadas em todo o mundo, e pelo menos a maioria sensata dos habitantes da Terra está usando máscaras e se distanciando como medida de segurança. Isso nos traz alguma esperança de que, em breve, poderemos voltar a frequentar cinemas, bares e praças, misturando-se às multidões; beijar, abraçar e cumprimentar sem máscara ou álcool em gel, sem distanciamento ou preocupação. Os personagens do texto vivem essa esperança ansiosa que nós também vivemos, mesmo que em menor grau.

Escrito por Geovana da Silva Alves (2ªB), Geovana Fernanda Caperucci (2ªB) e Kayane de Oliveira dos Santos (2ªD). Revisado por Ryan Diogo dos Anjos (2ªD).

Categorias Cultura, Notícias, Rede CamõesTags , , ,

10 comentários em “Alunos da rede pública registram ano pandêmico e renovam esperança em livro “Abrigo Limitado”

  1. Kauana Tavares do nascimento 26 de maio de 2021 — 15:15

    Amei muito bem feito ❤️

    Curtido por 1 pessoa

  2. Incrivel! É ótimo ver como existem jovens em Rio Claro que tem tamanha criatividade e vontade para escrever um livro! Imagino como deve ter sido divertido e reflexivo escrever junto de amigos! Espero que essa obra seja levada a frente e que seja muito bem conhecida entre os brasileiros! Amei !

    Curtido por 2 pessoas

  3. Belo trabalho, ficou incrível!!! Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Luiz Felipe Campos 27 de maio de 2021 — 21:53

    Ótimo trabalho, ficou incrível!!! é legal de ver que ainda tem pessoas com talentos e criatividade em nossa cidade

    Curtido por 2 pessoas

  5. Muito interessante ver o desempenho dos alunos mesmo com a atual situação,principalmente para nos mostrar que todos temos a capacidade de realizar o que queremos!Isso é um grande incentivo para ós alunos,que não deixamos de nos esforçar pela nossa educação.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close