Muitas vezes nós, seres humanos, somos incapazes de realizar determinada ação por força do hábito, por exemplo: o desmatamento de uma floresta para uso da matéria-prima na produção de algum produto de teu agrado, você destrói a natureza, prática algo antiético, para satisfazer a sua vontade.
Numa competição, por exemplo, temos dois competidores, você e mais um; em determinado momento, teu oponente cai num descuido, e você, que antes estava perdendo, alerta seu oponente ou não? Neste caso envolveria conceitos de princípios, perder com honra ou ganhar sem mérito? Alguns diriam que ajudaria o oponente, mas o fato é que na hora da competição, onde se tem a opção de ganhar ou perder, é natural que você se deixasse levar pelo desejo de ganhar.
Bom… a vida é dinâmica e intensa, ao menos deveria ser intensa, passamos por momentos em que pensamos que só temos uma opção, quando na verdade é a forma com que enxergamos as coisas que faz com que encontramos somente uma saída para o problema.
Ora estamos inertes a um pensamento e outrora estamos desenvoltos a variadas formas de enxergar o mundo. Já neste conceito de visão, existem vários pontos de vista, onde há várias opiniões sobre as coisas. E de nada sabemos ao certo, nem mesmo quem somos poderíamos dar certeza.
*Sabinada é escrita por Kauhan Sabino, poeta e idealizador do Jornal Quincas Borba da escola Marciano de Toledo Piza, participante da rede Camões desde 2020.