Deliberação 01/2021 – Rede Camões

Estiveram reunidos no dia 17 de abril de 2021, na cidade de Rio Claro os editores-chefes Aline Nunes, Davy Arnaud, Kamily Cardoso, Kauhan Sabino e os professores Antonio Archangelo e Áquilla Mendes dos jornais Clarice Lispector, Jornal Darwin, Jornal Quincas Borba, Jornal Do Camões que deliberaram:

1° Item – Ampliação da rede a escolas particulares e municipais.


Votaram contrário professor Antonio Archangelo, a professora Áquilla Mendes, a editora chefe do Camões Aline Nunes: “Na minha opinião, eu acho o jornal tão interessante por estar vindo da rede pública, não sei se seria legal abrir pra rede particular”, o editor-chefe do Jornal Clarice Lispector – Davy Arnaud, “Não acho uma boa abrir em particular agora, na minha opinião, as escolas particulares ainda tem muito preconceito com as públicas, acham que são superiores, conheço pessoas assim, então, na minha opinião, a rede é para mostrar a todos eles que temos potencial. O idealizador e a editor-chefe do Jornal Quincas Borba, Kauhan Sabino, “Rede particular? Eu não acho bom, perderíamos aquilo que nos faz diferentes. Há também possibilidade da escola particular querer promover algo que envolva dinheiro, acredito que isto seja certo. Agora rede municipal não vejo problema.”, argumento consonante com a da editora-chefe Kamily Cardoso. Então, deliberamos, pela maioria presente que não ampliaremos a rede estadual, nem a municipal.

2º Item – Aprovação da indicação dos editores-chefes ao colegiado da Rede Camões, soberano, nas decisões dos veículos filiados:


Deliberação 1 – Aprovação da indicação de Kamilly Vitória – editora-chefe do Quincas Borba com votos unânimes.

Deliberação 2 – Aprovação da indicação do Davy Arnaud editor-chefe do Clarice Lispector com votos unânimes.

Deliberação 3 – Aprovação da indicação de Cristiano Bueno Archangelo como editor-chefe do Jornal Darwin com votos unânimes.

Deliberação 4 – Aprovação da indicação de Aline como editora-chefe do jornal do Camões com votos unânimes.

Deliberação 5 – Obrigatoriedade de aprovação do colegiado dos editores-chefes da Rede Camões para a inclusão de qualquer outro filiado a Rede. Aprovado com votos unânimes, fica acordado que qualquer inclusão de filiado a Rede Camões deve ser deliberado por este colegiado, sendo aprovado por maioria simples do quórum presente.

Deliberação 6 – Passam a ser documentos obrigatório o Estatuto do jornal filiado, atas (publicadas semanalmente) e registro dos integrantes de cada um dos jornais filiados. Incluindo, a obrigatoriedade, de autorização de país/responsáveis em documento emitido pela escola, quando esse for possível. O objetivo é evitar o uso indevido da imagem e produção intelectual dos discentes.
O prazo mencionado no caput para regularização é de seis meses após a inclusão do jornal a rede.
O Estatuto e membros devem constar em página pública do jornal filiado.
Além da política de privacidade e editorial do mesmo, seguindo o padrão adotado a Rede Camões. Aprovado com votos unânimes.

Deliberação 7 – Aprovar o discente Robson Junior como produtor da Rede Camões de jornais escolares, aprovado com votos unânimes.

Deliberação 8 – A inclusão de itens para a pauta da reunião semanal da Rede Camões, aos sábados, ás 10h, devem ser enviadas até 48h e divulgadas no Grupo de editores do facebook, aprovado com votos unânimes.

Deliberação 9 – A reunião supracitada será realizada, prioritariamente, pelo whatsapp do  grupo, e sendo aberta com a presença ou quórum mínimo dos editores filiados, com duração máxima de 60 minutos. Aprovado com votos unânimes.

Deliberação 10 – Cronograma semanal da Rede (inclusão), editores quais as matérias previstas para essa semana:
REDE – Conversas Sábias com a dirigente de ensino – Magda de Moraes
CLARICE – Entrevista com Pedro MC;
QUINCAS – Entrevista internacional.

Aprovado por votos unânimes.

Comunicados

Pelo professor Antonio Archangelo, “Estou em tratativas para inaugurarmos nosso programa de rádio para a cidade toda, de forma rotativa, pode ser que o desfecho leve mais de 60 dias, mas já há conversas sobre.

2º Peço encarecidamente para que inscrevam os novatos no nosso workshop:
SÁB, 24 DE ABR ÀS 10:00 UTC-03
Workshop: WordPress e a edição de sites
Jornal do Camões – Evento online


SÁB, 29 DE MAI ÀS 10:00 UTC-03
Workshop: Jornalismo estudantil
Jornal do Camões – Evento online


3º – Vou dar entrevista ao blog  100 fitas em maio;


4º – Fechamos a data da nossa revista semestral em 30 de junho, ela estará pronta para impressão até o dia 20 do citado mês”.

Todos os presentes estão cientes.

Não havendo mais nada a deliberar, Eu, Aline Nunes, subscrevo e finalizo a presente ata. Convocando todos os presentes para a reunião ordinária do Colegiado da Rede Camões que acontecerá dia 24, 10h.

Categorias Atas e Deliberações, Rede CamõesTags , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close