Não satisfeitos com o sucesso do projeto “Rede de Jornais Escolares Camões” que em 2020, em plena pandemia, entrevistou celebridades como Badauí (CPM 22), jornalistas como Reinaldo José Lopes (Folha), a dirigente de ensino Magda de Moraes, o secretário-executivo da Seduc/SP Haroldo Corrêa Lopes e o ex-secretário do MEC, Felipe Sigollo e até mesmo dois cineastas: João Paulo Maria Miranda e Plínio Scambora, os alunos das escolas públicas Zita de Godoy Camargo, Marciano de Toledo Piza e Januário Sylvio Pezzotti, ambas de Rio Claro, interior de São Paulo, entrevistaram no último dia 26, o filósofo, escritor e palestrante Mário Sergio Cortella.
A entrevista foi agendada pelo editor-chefe do Jornal Quincas Borba, o aluno Kauhan Sabino, da 1ª Série do Ensino Médio, da Escola Marciano de Toledo Piza, e contou com a presença de integrantes de todos os jornais da rede que se articularam para possibilitar a realização da mesma.
A entrevista que faz parte do bloco de entrevistas especiais “Conversas Sábias” contou com o auxilio técnico do professor do Marciano de Toledo Piza, Bruno Oliveira, de História/Sociologia, que possibilitou a gravação. Do professor Antonio Archangelo (coordenador e idealizador da rede), da Escola Zita de Godoy Camargo, e da professora de Língua Portuguesa, Aquilla Mendes, da Escola Januário Sylvio Pezzotti.
A entrevista será veiculada no dia 31, na íntegra, nos jornais filiados a Rede Camões: Jornal do Camões, Jornal Quincas Borbas, Jornal Darwin e Jornal Clarice Lispector.
Em 2021 essa será a quarta entrevista especial produzida pelos alunos. Já foram entrevistados a juiza federal aposentada Maria Lúcia Karam, o deputado federal Baleia Rossi e o publicitário Renato Elston. Toda produção realizada pela rede é condensada no jornal virtual e impresso “CAMÕES” publicado no final de cada semestre escolar.
Leia a primeira edição da revista CAMÕES:
CONVERSAS SÁBIAS 2021
Texto (adaptado): Kauhan Sabino da Escola Marciano de Toledo Piza, Rio Claro/SP para a Rede Camões.